Quem somos

O time do Línguas em Diálogo é formado por docentes e discentes do curso de Letras Português, Letras Polonês e Letras Grego da Universidade Federal do Paraná.
O projeto é encabeçado e orientado por professores da área que são conhecedores e pesquisadores de línguas.
Além do português, possuem aptidões diversas no polonês, esperanto, espanhol, italiano, francês e outras línguas.
Além das línguas que cursam na graduação, os alunos já estudaram ou conhecem outros idiomas, como o esperanto, mongol, finlandês e antigo eslavo.
Conheça agora um pouco mais de cada um de nós:

Nossa equipe

Alicja Maria Goczyla Ferreira

Professora

Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela UFPR. Desde 2014 é professora de Língua e Literatura Polonesa no curso de Letras Polonês na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Nos anos 2006-2014 atuou como professora de língua polonesa no Centro de Línguas da UFPR. Pesquisa a história da imigração polonesa e o idioma polonês no Brasil.

Micheli Thaí­s Zanluca

Estudante

Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG) e atualmente Bacharelando em Letras - Polonês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marcos Nogas

Webdesigner

Bacharelando em Letras - Polonês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Isabella Caroline do Nascimento da Rosa

Estudante

Estudante de Letras - Inglês pela Universidade Federal do Paraná e professora de Inglês. Também participa no projeto de pesquisa sobre multiletramento e multimodalidade.

Ivan Eidt Colling

Professor

Graduação em Engenharia Elétrica (UFSM), Física (UFPR) e Letras-Polonês (UFPR). Mestrado e doutorado em Eng. Elétrica (UFSC). Pós-graduação em Estudos Interlinguísticos (UAM, Poznań, Polônia - curso cuja língua de trabalho é o esperanto). Atuou na PUCPR, na UNIOESTE e na UTFPR. Desde 2008 é docente da UFPR, vinculado desde 2018 ao Depto. de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC). Atua nas áreas de língua, cultura e ensino de polonês e de esperanto. Projetos: "Português Brasileiro para Migração Humanitária" (2015-2018), "Eletrizar - Levando a Eng. Elétrica para as Escolas", "Esperanto: Língua e Cultura" (CELIN/UFPR), "Línguas em Diálogo".

Eduardo Nadalin

Professor

Possui Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Francês pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Paraná, Área de Língua Polonesa, atuando igualmente na Área de Língua Francesa da referida Instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Polonesa e Língua Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: francês língua estrangeira, polonês língua estrangeira, ensino de línguas, material didático, tradução e imigração.

Adriano Luís Fonsaca

Estudante

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduando em Letras Polonês Licenciatura na UFPR e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo. Cursos técnicos em Artes Cênicas e Produção em Audiovisual. Atualmente atua no projeto de extensão Línguas em Diálogo do curso de Letras da UFPR.

Ricardo Potozky de Oliveira

Estudante

Bacharelando em Letras - Polonês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Estudos de Línguas Minorizadas vinculado ao projeto Línguas em Diálogo. Membro-Colaborador do Laboratório de Tipologia Linguística da Universidade Federal da Bahia (LATIP/UFBA).

Atualmente trabalha em Iniciação Científica com a reconstrução dos casos nucleares do Proto-Nakh-Daguestaniano e em sua monografia de conclusão de curso intitulada "Uma Proposta de Análise Morfossemântica do Sistema Tempo-Aspectual da Língua Cássubia através da Gramática Categorial".

José Carlos Barbosa Neto

Estudante

Bacharelando em Letras Português/Grego pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro Fundador/Coordenador do Grupo de Estudos de Línguas Minorizadas vinculado ao projeto Línguas em Diálogo. Membro Colaborador do Laboratório de Tipologia Linguística da Universidade Federal da Bahia (LATIP/UFBA). Atualmente, trabalha com línguas túrquicas e épica grega e portuguesa.

Claudia Litwin Kazubek

Estudante

Licencianda em Letras Polonês pela Universidade Federal do Paraná. Professora de polonês no CELIN (Centro de Línguas e Interculturalidade) - UFPR e participa no projeto de extensão Licenciar também da UFPR. Pesquisa na área de sociolinguística.

Membros anteriores

Renato Guedes Filho

Estudante

Logo UFPR

Línguas em Diálogo é um projeto de extensão do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná.
CLIQUE AQUI para ver o cadastro do projeto na intranet da UFPR.