O projeto

Línguas em Diálogo é um projeto de extensão do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná. Com a participação de alunos e professores, o projeto divulga línguas e culturas diversas atuando na Universidade, em escolas de ensino fundamental e médio e em espaços públicos.

Nosso principal objetivo é mostrar como a diversidade linguística é grande, não só no mundo, mas até mesmo em nosso país. Com nossas ações pretendemos contribuir para uma reflexão sobre o senso comum, que valoriza algumas línguas e deixa outras esquecidas, ignoradas, por vezes mesmo questionando quem a elas se dedica. As línguas são nosso campo de interesse, sejam elas muito ou pouco divulgadas, sejam elas étnicas ou planejadas.

Temos também interesse em dialogar com a comunidade de forma mais constante, por meio de cursos gratuitos de línguas e de oficinas, sendo algumas dessas ações desenvolvidas em colaboração com o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin-UFPR). Tais atividades também contribuem para a formação dos estudantes envolvidos, futuros professores de línguas e pesquisadores da área, que darão sequência a esse processo de difusão de línguas e culturas em nossa sociedade.

Sobre Nós

No momento, fazem parte do grupo professores e alunos dos cursos de Letras da UFPR, sobretudo de Letras Polonês. Temos também pesquisadores de esperanto, a língua planejada mais falada no mundo.

Os estudantes participantes também pesquisam outras línguas por iniciativa própria, como quirguiz, mongol e eslavo antigo.

Você é professor ou professora?

Gostaria de apresentar o projeto para seus alunos?
Nós vamos até seu colégio!

Palavra do dia 01-11-20

biedronka

joaninha

Idioma: polonês
Classe: substantivo

Logo UFPR

Línguas em Diálogo é um projeto de extensão do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná.
CLIQUE AQUI para ver o cadastro do projeto na intranet da UFPR.